top of page
  • gnosaldirboricyc

Cordova.js: um arquivo para criar aplicativos híbridos para download



O que é cordova.js e por que você precisa dele?




Se você estiver desenvolvendo um aplicativo móvel com HTML, CSS e JavaScript, talvez já tenha ouvido falar do Apache Cordova. Cordova é um framework que permite usar tecnologias da web para criar aplicativos nativos para várias plataformas, como Android, iOS, Windows, etc. Cordova também fornece um conjunto de APIs e plugins que permitem acessar recursos nativos do dispositivo, como câmera, contatos, geolocalização, etc.




download cordova.js file




Mas como funciona o Cordova? Como ele preenche a lacuna entre a Web e o nativo? A resposta é cordova.js. Este é um arquivo JavaScript que atua como uma cola entre seu código da web e o código nativo. Ele fornece uma interface comum para todas as plataformas, para que você não precise se preocupar com diferenças específicas de plataforma. Ele também lida com a comunicação entre seu código web e o código nativo, usando um mecanismo chamado exec.


Neste artigo, mostraremos como baixar o arquivo cordova.js para sua plataforma, como incluí-lo em sua página HTML e como usá-lo com APIs e plug-ins do Cordova. Ao final deste artigo, você será capaz de criar aplicativos móveis multiplataforma com tecnologias da web e recursos nativos.


Como instalar o Apache Cordova e criar um projeto




Antes de baixar o arquivo cordova.js, você precisa instalar o Apache Cordova e criar um projeto. Aqui estão os passos:


  • Instale o Node.js em seu computador. Você pode baixá-lo de .



  • Abra um prompt de comando ou terminal e digite npm install -g cordova. Isso instalará o Cordova globalmente em seu computador.



  • Crie uma pasta para seu projeto e navegue até ela em seu prompt de comando ou terminal.



  • Tipo cordova criar.. Isso criará um projeto Cordova em branco em sua pasta.



  • Tipo lista de plataformas cordova. Isso mostrará as plataformas disponíveis que você pode segmentar com seu projeto.



  • Tipo plataforma cordova adicionar , onde é o nome da plataforma que você deseja segmentar, como android, ios, windows, etc. Isso adicionará os arquivos e pastas específicos da plataforma ao seu projeto.



Parabéns! Você instalou o Cordova com sucesso e criou um projeto. Agora você está pronto para baixar o arquivo cordova.js para sua plataforma.


Como encontrar e baixar o arquivo cordova.js para sua plataforma




Usando a ferramenta de linha de comando Cordova




A maneira mais fácil de encontrar e baixar o arquivo cordova.js para sua plataforma é usar a ferramenta de linha de comando Cordova. Quando você adiciona uma plataforma ao seu projeto usando plataforma cordova adicionar, ele gera automaticamente o arquivo cordova.js para essa plataforma na pasta de plataformas. Por exemplo, se você adicionou Android como plataforma, pode encontrar o arquivo cordova.js em platform/android/platform_www/cordova.js. Você pode copiar este arquivo para a pasta www do seu projeto ou qualquer outra pasta de sua preferência.


Alternativamente, você pode usar o cordova preparar comando para copiar todos os arquivos específicos da plataforma, incluindo cordova.js, para a pasta www do seu projeto. Isso é útil se você quiser manter a pasta www do seu projeto sincronizada com a pasta de plataformas.


Usando o repositório Cordova GitHub




Outra maneira de encontrar e baixar o arquivo cordova.js para sua plataforma é usar o repositório Cordova GitHub. Você pode clonar ou baixar o repositório cordova-js de . Este repositório contém o código-fonte do cordova.js para todas as plataformas, bem como as ferramentas para construí-lo.


Depois de clonar ou baixar o repositório, você pode encontrar o arquivo cordova.js para sua plataforma na pasta pkg. Por exemplo, se você deseja o arquivo cordova.js para android, pode encontrá-lo em pkg/android/cordova.js. Você pode copiar este arquivo para a pasta www do seu projeto ou qualquer outra pasta de sua preferência.


Se você deseja criar o arquivo cordova.js a partir do código-fonte, pode seguir as instruções no arquivo README.md do repositório.Você precisará instalar algumas dependências, como grunt e jasmine, e executar alguns comandos, como compilação grunhida: android. Isso gerará o arquivo cordova.js na pasta pkg.


Usando o serviço de compilação da web PhoneGap




Uma terceira maneira de localizar e baixar o arquivo cordova.js para sua plataforma é usar o serviço de compilação da Web PhoneGap. PhoneGap é uma distribuição do Cordova que fornece alguns recursos e ferramentas adicionais, como um serviço baseado na Web que permite criar seu aplicativo online sem instalar quaisquer SDKs ou ferramentas em seu computador.


Para usar o serviço de construção da web PhoneGap, você precisa se inscrever para uma conta gratuita em . Em seguida, você pode carregar o arquivo zip do seu projeto ou conectá-lo a um repositório GitHub. O serviço incluirá automaticamente o arquivo cordova.js correto para cada plataforma selecionada. Você pode baixar o aplicativo criado para cada plataforma ou escanear um código QR para instalá-lo em seu dispositivo.


A vantagem de usar o serviço de construção da web PhoneGap é que você não precisa se preocupar em instalar ou atualizar quaisquer SDKs ou ferramentas em seu computador. A desvantagem é que você precisa de uma conexão com a internet e uma conta PhoneGap para usá-lo.


Como incluir o arquivo cordova.js em sua página HTML




Depois de baixar o arquivo cordova.js para sua plataforma, você precisa incluí-lo em sua página HTML. Isso é muito simples: basta usar uma tag de script para carregar o arquivo cordova.js antes de qualquer outra tag de script que use APIs ou plug-ins do Cordova. Por exemplo:


<html> <head> <script type="text/javascript" src="cordova.js"></script> <script type="text/javascript" src="myapp.js"></script> </head> <body> <!-- Your app content here --> </body> </html>


Observe que você não precisa especificar o nome da plataforma no atributo src da tag script. O arquivo cordova.js detectará automaticamente a plataforma e carregará o código apropriado.


Outra coisa importante a observar é que você precisa aguardar o evento deviceready antes de usar qualquer API ou plug-in do Cordova. Este evento sinaliza que o Cordova terminou de carregar e está pronto para se comunicar com o código nativo. Você pode ouvir este evento usando document.addEventListener. Por exemplo:


<script type="text/javascript"> document.addEventListener("deviceready", onDeviceReady, false); function onDeviceReady() // Now you can use Cordova APIs and plugins </script>


Se você não esperar pelo evento deviceready, poderá obter erros ou resultados inesperados ao usar APIs e plug-ins do Cordova.


Como usar APIs e plug-ins do Cordova com cordova.js




O arquivo cordova.js fornece duas maneiras principais de usar APIs e plug-ins do Cordova: cordova.exec e exigir.


O cordova.exec method é uma função de baixo nível que permite executar código nativo de JavaScript . São necessários quatro parâmetros: um callback de sucesso, um callback de erro, um nome de serviço e um nome de ação. O nome do serviço e o nome da ação são usados para identificar o código nativo que você deseja executar. O callback de sucesso e o callback de erro são funções que serão chamadas quando o código nativo retornar um resultado ou um erro. Você também pode passar argumentos opcionais para o código nativo como uma matriz após o nome da ação. Por exemplo:


<script type="text/javascript"> cordova.exec(onSuccess, onError, "Camera", "takePicture", [options]); function onSuccess(imageData) // Do something with the image data function onError(error) // Handle the error </script>


O cordova.exec O método é útil quando você deseja criar seus próprios plug-ins ou usar código nativo personalizado. No entanto, não é muito amigável ou intuitivo. É por isso que o Cordova também fornece uma maneira de nível superior de usar APIs e plug-ins do Cordova: o exigir função.


O exigir A função é um padrão JavaScript comum que permite carregar módulos e acessar suas exportações. Cordova usa essa função para expor suas APIs e plug-ins como módulos que você pode exigir e usar em seu código. Por exemplo, se você deseja usar a API da câmera, pode fazer algo assim:


<script type="text/javascript"> var camera = require("cordova-plugin-camera"); camera.getPicture(onSuccess, onError, options); function onSuccess(imageData) // Do something with the image data function onError(error) // Handle the error </script>


O exigir função é muito mais conveniente e legível do que o cordova.exec método. Ele também lida com o evento deviceready para você, para que você não precise esperar antes de usar APIs e plug-ins do Cordova. No entanto, você precisa ter certeza de que instalou os plug-ins que deseja usar com plug-in cordova adicionar, ou eles não estarão disponíveis para require.


Conclusão e perguntas frequentes




Neste artigo, aprendemos como baixar o arquivo cordova.js para sua plataforma, como incluí-lo em sua página HTML e como usá-lo com APIs e plug-ins do Cordova. Também vimos três maneiras de localizar e baixar o arquivo cordova.js: usando a ferramenta de linha de comando Cordova, usando o repositório Cordova GitHub e usando o serviço de construção da web PhoneGap. Também aprendemos a diferença entre cordova.exec e exigir, e como usá-los em nosso código.


Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como cordova.js funciona e como usá-lo em seus projetos Cordova. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Aqui estão algumas perguntas frequentes que podem ser úteis:


  • P: Como posso saber qual versão do cordova.js preciso?



  • R: A versão do cordova.js depende da versão do Cordova que você está usando. Você pode verificar a versão do Cordova digitando cordova -v no seu prompt de comando ou terminal. Você também pode verificar a versão de cordova.js abrindo-o em um editor de texto e observando a primeira linha.



  • P: Como faço para atualizar cordova.js?



  • R: Você pode atualizar o cordova.js atualizando o Cordova e/ou as plataformas de destino. Para atualizar o Cordova, digite npm update -g cordova. Para atualizar uma plataforma, digite atualização da plataforma cordova . Isso gerará um novo arquivo cordova.js para essa plataforma.



  • P: Como faço para depurar cordova.js?



  • R: Você pode depurar cordova.js usando as ferramentas de desenvolvedor do navegador ou uma ferramenta de depuração remota, como Chrome DevTools ou Safari Web Inspector. Você também pode usar instruções console.log ou pontos de interrupção em seu código para inspecionar variáveis e valores.



  • P: Como faço para otimizar o cordova.js?



  • R: Você pode otimizar cordova.js usando uma ferramenta minificadora, como UglifyJS ou Closure Compiler, para reduzir seu tamanho e melhorar seu desempenho. Você também pode usar uma ferramenta empacotadora, como Browserify ou Webpack, para combinar cordova.js com seus outros arquivos JavaScript em um único arquivo.



  • P: Como faço para testar o cordova.js?



  • R: Você pode testar cordova.js usando uma estrutura de teste, como Jasmine ou Mocha, para escrever e executar testes de unidade e testes de integração para seu código. Você também pode usar uma ferramenta de simulador ou emulador, como Android Studio ou Xcode, para executar seu aplicativo em um dispositivo virtual e verificar sua funcionalidade e aparência.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

youtube download app apk grátis

Download do aplicativo do YouTube APK grátis O YouTube é a plataforma de compartilhamento de vídeos mais popular do mundo, com bilhões de usuários assistindo e enviando vídeos todos os dias. No entant

bottom of page